quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

UM PAÍS CHAMADO SUDÃO

Sudão


Nome Oficial: República do Sudão
Capital: Cartum
Chefe de Estado: Presidente Omar Hassan Ahmed al-Beshir
Dia Nacional: 01 de Janeiro (1956)

Dados Gerais

Área: 2,51 milhões km² (Maior Pais da África)
Principais cidades: Cartum, Porto Sudão, Wad Medani, Kassala, Gedaref, Omdurman, Juba
Clima: Quente e seco
Temperatura: Maio é o mês mais quente, 26°C a 42°C; Janeiro é o mês mais frio, 16 a 32°C.
Idiomas: Árabe (oficial), línguas locais e inglês para turistas / negócios.
Alfabetização: 60,9%
Medidas: Sistema métrico
Fuso: horário Brasília + 6 horas
Moeda: Libra Sudanesa
Feriados: Dia da Revolução (30 de Junho), além dos feriados de acordo com o calendário islâmico.

Religião

Cristãos: 10,3%
Religião Dominante: Islamismo sunita

Perseguição contra os Cristãos
Algumas limitações

Restrições ao evangelho
A Constituição é baseada na lei islâmica, mas não restringe as atividades cristãs. A oposição vem das comunidades e de grupos fundamentalistas


Sobre a Capital Cartum: É a porta de entrada para o país, que oferece diversos destinos arqueológicos. Além destes destinos que se encontram ao norte e leste do país, o Mar Vermelho também histórico é muito visitado por Cruzeiros Marítimos de diversas partes do mundo e do Egito principalmente.

------------------------------------------------------------------------

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas! (Romanos 10:13-15)

------------------------------------------------------------------------

São 42 milhões de pessoas, dentre as quais 70% de muçulmanos (30 milhões), a maioria ao norte do país; 20% de cristãos (8 milhões), a maioria no sul do país; e 10% (4 milhões) de seguidores de outras crenças, sobretudo animistas. Ocorre que, há 26 anos, o norte muçulmano do Sudão tenta submeter à população do sul, predominantemente cristã (5,5 milhões), ao islamismo e também expulsar os 2,5 milhões de cristãos do norte. Nestas quase três décadas de conflito, já são quase 3 milhões de mortos, sendo que, só nos últimos 6 anos, quando o governo ditatorial islâmico do Sudão iniciou o massacre de Darfur, já foram 400 mil mortos. Trata-se de um dos maiores genocídios da História da Humanidade e do maior massacre a cristãos por muçulmanos em toda a História.

No dia 9 de setembro de 2004 o Secretário de Estado norte-americano Colin Powell denominou o conflito em Darfur de genocídio, declarando-a a pior crise humanitária do século XXI. Houve relatos de que a Janjawid (milícias governamentais) estava lançando ataques e bombardeios a vilarejos, e matando civis com base na etnia, cometendo estupros, roubando bens, terras e gado. Até o momento, mais de 2,5 milhões de civis foram deslocados, e se estima o total de mortos entre 200 mil e 400 mil. Estas estimativas estão estagnadas desde que os relatórios iniciais da ONU apontaram genocídio já em 2003/2004.



Ore


>>Ore para que a comunidade internacional tome atitudes rápidas e consistentes para acabar com as crises em Darfur.
>>Ore para que Deus abençoe os esforços de levar e trazer prosperidade a todos aqueles que estão trabalhando tão diligentemente para reconstruir o Sudão e sua Igreja.
>>Ore para que Deus ouça os gritos dos que sofrem em Darfur, que a sua angústia seja aliviada, e que os seus opressores sejam levados ao arrependimento e à salvação.
>>Ore para que as pessoas do Norte do Sudão, que vieram para a fé e as que já estão servindo ao Senhor suportar a forte pressão de suas famílias e comunidades.
>>Ore para que eles vão ser sal e luz para aqueles em torno deles, um testemunho vivo e poderoso de Deus.
>>Ore pela unidade da Igreja Cristã em todas as denominações e grupos étnicos. Ore para que a Igreja sudanesa seja um farol de esperança e um modelo de reconciliação para a nação.
>>Ore por aqueles na região de Darfur que estão vivendo no medo, que perderam membros da família, e tiveram de deixar suas casas.
>>Ore por alimentos sejam doados pela ajuda internacional, o outros também essenciais como: água potável, medicamentos. Para que o Sudão venha saber que é o Senhor quem está fornecendo-lhes segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. (Filipenses 4:19).
>>Ore para o Reino de Deus ser demonstrado no poder, e seja firmemente estabelecido no Sudão. (I Coríntios 4:20).
>>Ore para que mais biblias e literaturas entre no País.

O Sudão também esta numa faixa denominada África Sahel


Sobre a África Sahel

Segue a lista de países que compõem a África Sahel:

Togo, Benin, Guine Equatorial, Niger, Uganda, Ruanda, Mali, Burundi, Eritréia, Sudão, Burquina Fasso, Mauritânia, Chade E Senegal.

Terra.

Alguns países entre os países mais pobres do mundo estão na África Sahel: Níger, Burquina Fasso, Mali...
Bebes morrem antes de completarem o primeiro ano de vida, as pessoas são desnutridas... São poucas as opções de vida.

Cultura

Nessa região as forças espirituais são cuidadosamente organizadas e classificadas. Todos, ate as crianças, sabem quem é o espírito que domina o local.

Islã

O islã também esta presente nesses países. Tradicionalmente, o islã pertence à esfera de coisas que você não questiona, como o fato de pertencer a um determinado povo ou que é necessário cozinhar a carne antes de comê-la. Assim é a religião para muitos povos que vivem ali na África Sahel e no Sudão.

------------------------------------------------------------------------

Quem não ama missões transculturais deve começar a duvidar de sua salvação, pois é o diabo que odeia o término da tarefa da evangelização mundial, pois isso significaria o fim de sua obra na terra. David Botelho

------------------------------------------------------------------------

Fonte: Revista Visão Global – Horizontes America Latina.
SABEDORIA: Breve Manual do Usuário - Organizado por Sammis Reachers

Associação Billy Graham no Brasil

http://silasdaniel.blogspot.com

www.win1040.org - Window International Network – Site em Inglês sobre a Janela 10 – 40 (http://www.win1040.com/countries/sudan.htm)

www.sudan-tourism.gov.sd



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails